À Espreita Entrevista: Gerson Morais

Poeta, Escritor, Coach e Palestrante, entre outras atividades profissionais, Gerson Morais nos fala sobre sua carreira literária, seus projetos e suas perspectivas.

Hoje nossa entrevista é com uma figura muito conhecida na região pantaneira. Gerson Morais. Gerson é o típico ser-humano que quer estar sempre aprendendo e compartilhando. Sua trajetória o demonstra e numa conversa muito interessante, ele nos contou um pouco sobre si e sua carreira.

Evan – Sua formação é na área da língua portuguesa. É natural que a literatura permeie sua vida, no entanto, passar de mero leitor à escritor não é para muitos. Conte-nos como foi que você começou a escrever e desenvolver paixão pela poesia.

Gerson – Sou  formado no ensino médio em : Técnico de eletricidade, Magistério e  Técnico em Transações Imobiliárias,  portanto sempre gostei  de estar estudando muito, além de inúmeros cursos que  tive a oportunidade de fazer principalmente pelo SENAC, na UFMS  fiz LETRAS – Português/Inglês , pós-graduado em Língua portuguesa, Metodologia de Ensino  e  Cerimonial.  Comecei  escrever pequenas poesias no ensino fundamental com trovas curtas  para poder  tirar um pouco da minha inibição, embora muitos não acreditem, pois  me comunico com muita facilidade  e falo também para grandes públicos.  Comecei muito cedo participar de um grupo de poesias que se chama até hoje ALEC (Associação de Poetas e Escritores de Corumbá e Ladário),  liderado pelo Professor e escritor Benedito C. G. Lima,  e a partir daí  entrei em alguns concursos onde fora selecionado e obtive algumas primeiras colocações, outras vezes nem tanto, mas deu-me motivação para continuar escrevendo.

Evan – Uma coisa interessante que descobrimos sobre você é sua paixão por organização de festas, inclusive atuando como apresentador e criador de eventos. Como é essa relação com a animação de festas?

Gerson – Sempre fui muito organizado em minhas tarefas e como tenho uma boa retórica, ideias e formação profissional, resolvi  junto com um grupo de três colegas: Professor Walbes Vasconcellos , Prof. José Alberto de Abreu  e eu, Prof. Gerson Morais – criamos um grupo denominado “NHAC’S DOG” e que posteriormente tornou CACARECO SHOW, que  é o nome artístico do Professor Walbes, e  eu fazia as apresentações, locuções, brincadeiras. O grupo sempre se destacou em teatros, apresentações, shows e produções artísticas e poéticas.

Evan – Explique para nós o que são os “Cafés Literários” e qual sua atuação nestes eventos.

Gerson – O café literário, nome designado  para  compor um grupo heterogêneo de grandes poetas  e poetisas, que  se reúnem para falar e ouvir um pouco de poesias, músicas entre outros. Evidente que esse grupo demonstrou interesse, e na liderança do Benedito C. G. Lima,  conseguimos  realizar  alguns sonhos  que foram os lançamentos de alguns livros e os cafés literários  que  eram estabelecidos quase mensalmente num lugar público de nossa cidade de Corumbá-MS.

Evan – O “Passa na Praça que a Arte te Abraça” aí em Corumbá já ficou famoso aqui no blog. Conte-nos um pouco mais sobre como funciona esse encontro e qual a sua participação.

Passa na Praça que a Arte te Abraça

Gerson – O  “Passa na Praça que a Arte te Abraça”  é um grande  projeto que tomou  grandes  proporções, pois  pode reunir  em um local público, que por sinal é muito bonito e centralizado de nossa cidade, onde  alternadamente  os poetas, artistas, músicos se encontravam e podiam falar de poesias, colocar suas poesias nos bancos ou no varal literário, tirar fotos  e divulgar o seu trabalho que no momento ainda não é muito valorizado.

Evan – Vamos falar um pouco sobre antologias literárias. Você já participou de várias, inclusive como organizador. Pode nos contar um pouco sobre essas experiências?

Gerson – Sim, tive  a grata de satisfação de participar de mais de  18 coletâneas, na minha cidade e no meu Estado, tive participação também em outras cidades e até em outros países como Alemanha, México, Bolívia e Paraguai onde tenho alguns trabalhos de poesias, monografias, teses e artigos publicados.  Em 1988  eu tive  a honra também de lançar minha  primeira organização de um livro chamado “POEMAR DE LETRAS”, onde reuniu os melhores poetas da UFMS – Campus do Pantanal – onde coordenei , corrigi  e  lançamos  este livro.

Evan – Conte-nos um pouco sobre a APEC e sobre seu papel como diretor.

Gerson – A APEC  (Associação de Poetas e Escritores de Corumbá)  foi muito importante para nossa cidade teve a liderança de um grande escritor e poeta, seu BALBINO DE OLIVEIRA, que foi nosso primeiro presidente, em seguida tive a honra de Presidir por 2 anos a APEC, fui diretor financeiro, diretor de marketing e um dos grandes colaboradores desse grupo, mas infelizmente por motivos de apoios maiores hoje  temos o grupo com bastante dificuldade de continuar trabalhando. Tenho que exaltar dois grandes nomes de nossa cidade  que trabalham na cultura e  que são incansáveis:  BENEDITO C. G. LIMA  E BALBINO DE OLIVEIRA. Gostaria de fazer uma observação sobre isso: Temos outros grandes nomes da cultura em nossa cidade, espero que todos entendam  que todos somos importantes e que cada um tem sua devida  e fundamental história para nossa cidade.

Evan – No seu livro solo “Poesias com Sentimentos” podemos encontrar poesias que falam muito sobre o eu interior de cada um, sentimentos, valores, etc. Conte-nos mais sobre a composição de “Poesia com Sentimentos.”

Gerson – Poesias com Sentimentos – livro editado com muitas poesias que falam do amor, da saudade, do amigo, da família , de pessoas que lutam pela cultura, da valorização de datas especiais e um livro que deu-me uma grande projeção, pois tive o prazer de lançar em vários locais de minha cidade. Lancei na BIENAL DO RIO DE JANEIRO e  teve a publicação divulgada e sendo vendida  nas principais  livrarias do Brasil .

Gerson Morais com seus livros “Poesias com Sentimentos” e “O Sucesso em Suas Mãos”.

Evan – Isso é fantástico! Além de “Poesias com Sentimentos” você tem outros livros publicados? Conte um pouco sobre seu canal no Youtube e o que podemos encontrar lá.

Gerson – O  canal do Youtube  foi um projeto que lancei este ano, onde tenho colocado  poesias,  parábolas, colocarei algumas palestras, frases motivacionais, entre outros. É um projeto novo ainda que começou no mês de setembro de 2020.  O canal do Youtube  é denominado  Prof  Dr.  e Coach  Gerson Morais  e  peço  gentilmente que  quem puder  compartilhe  e  se inscreva no canal e dê o seu like  que ficarei muito feliz. Outras novidades serão lançadas no canal,  tudo  de forma gradativa. Livros  Lançados como POESIAS COM SENTIMENTOS , POEMAR  DE LETRAS E  O SUCESSO EM SUAS MÃOS, além das participações em outros.

Vídeo do Canal do Professor, Coach e Poeta Gerson Morais

Evan – Queremos sempre saber sobre novos projetos, porque somos um povo muito curioso. O que podemos esperar do escritor Gerson Morais num futuro próximo. Alguma coisa já em andamento? Algum sonho ainda à realizar?

Gerson – Sonhos  são muitos e na minha opinião nunca acabam, sou incansável em busca da felicidade e do amor e quero lançar outros livros ainda, tenho mais dois em andamento, no entanto, dependo de pessoas que queiram investir na cultura, pois todos os livros solos que fiz foram lançados por mim mesmo e não foram baratos. A venda dos livros  é muito devagar, pois depende da amizade e do carinho dos colegas e amigos. Quero aproveitar  e dizer que tenho livros à disposição para venda : “ O Sucesso em suas mãos” e “Poesias com sentimentos” no valor de R$ 30,00 cada um  e na compra dos dois por apenas R$ 50,00 pode entrar em contato comigo que levo, se for na minha cidade, ou procurar no Ygarapé Sushi  que temos a pronta entrega ou ainda pode entrar em contato via Whatsapp pelo 67-9-9225-1035. Gratidão!

Evan – Que mensagem você deixaria para os colegas escritores, que como você, buscam seu espaço e para os apreciadores da literatura de um modo geral?

Gerson – Quero deixar um grande abraço e um carinho enorme aos nossos ilustres escritores, poetas, artistas, músicos, cronistas, contistas, atores, palestrantes, etc.,  e dizer  que  a cultura está dentro da gente  e temos que acreditar sempre que tudo é possível. “Somos uma ave que voa no meio de um oceano. Estamos em busca do amor e do sucesso e de uma caminhada  que  seja  feita por muito carinho. Precisamos  fortalecer os elos por onde caminhamos e os laços que unem a cultura da nossa cidade e do nosso povo.” GRATIDÃO SEMPRE. Quero agradecer pelo carinho que sempre recebo por onde tenho caminhado e isto é fruto de nossa personalidade e da nossa perseverança. Sucesso a todos!

Este foi nosso bate-papo com o autor Gerson Morais. Espero que nossos leitores tenham curtido tanto quanto nós. Desejamos todo o sucesso ao Gerson em sua vida e sua carreira e esperamos ter mais notícias literárias suas em breve.

Para se inscrever no Canal do Youtube de Gerson Morais é só clicar aqui.

Publicado por Evan Klug

Escritor, Redator, Roteirista, Produtor de Conteúdo para Web e Analista de Qualidade. Amante da literatura, super-heróis, boa comida e o bom e velho rock n' Roll.

2 comentários em “À Espreita Entrevista: Gerson Morais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
<span>%d</span> blogueiros gostam disto: