Sob As Luzes de Yule – Coletânea Natalina

Sob As Luzes de Yule apresenta 16 contos de ótimos autores nacionais de forma pouco ortodoxa.

Entramos no último mês do ano. Para a maioria das pessoas é a época favorita do ano, o mês das luzes, das festividades, dos reencontros, de reunir a família, etc. Eu também adoro a época do Natal, parece que há algo diferente no ar. Sem dúvida é uma época mágica, não só pelo que representa, mas também pelos sentimentos que são reavivados conforme o Natal se aproxima.

O Yule

O Yule é uma comemoração do norte da Europa pré-Cristã e era celebrado desde os dias finais de dezembro até o início de janeiro abrangendo o Solstício do Inverno. No hemisfério sul, a mesma celebração era realizada no mês de junho. Na celebração do Yule confeccionavam-se bonecas de milho que eram levadas às casas das pessoas ao som de canções típicas do Yule. Acreditava-se que este ritual atraía bênçãos aos moradores daquela casa. Com o passar do tempo à celebração do Yule foi-se incorporando ao Natal cristão e muitos símbolos da festa ainda são encontrados em nosso Natal tradicional como os pinheiros, as guirlandas e até mesmo as cores: vermelho, verde, dourado e branco. Outra tradição do Yule era a Tora do Yule, onde se faziam três buracos em uma tora e em cada uma delas colocava-se uma vela. Uma vermelha, uma branca e uma preta para simbolizar a deusa tríplice. O tronco era também decorado com azevinho, sempre verde, para simbolizar a união da deusa com o deus. Uma coincidência entre o Yule e a festividade do Natal é que ambos representam o nascimento de uma criança, a Criança da Promessa.

Sob As Luzes de Yule

Com uma proposta um pouco diferente, a Coletânea “Sob As Luzes de Yule” apresenta 16 contos de 14 autores nacionais que abordam o Natal de formas surpreendentes e muito diversificadas. Ficção Científica, Fantasia e o Gótico são explorados dando toques de magia, drama e suspense a esta época do ano que ainda tem uma carga positiva tão envolvente sobre nós até os dias de hoje.

Os Contos abordam a época do Natal e utilizam-se em seus enredos tanto das tradições natalinas cristãs como das pré-cristãs.

A capa intrigante e chamativa, uma obra de arte, é do artista José Neto. A difícil tarefa de reunir e selecionar os contos que fazem parte desta coletânea são as organizadoras Lu Evans, Ale Dossena e Graci Rocha. O prefácio da obra é assinado pelo professor Osvaldo Meza e a revisão da obra é de Valter Cardoso.

Abaixo relacionei os contos que fazem parte da coletânea, bem como seus respectivos autores, responsáveis pela chuva de experiências natalinas que permeiam as linhas de Sob As Luzes de Yule, das mais sublimes às mais horrendas.

  • Uma Jornada Histórica – Rafael Bertozzo Duarte
  • O Milagre de Yule – Julia de Sousa Dias
  • Tão Podre Quanto Eu – Júlia de Sousa Dias
  • Entrega de Natal – Luiz Felipe Vasques
  • A Pequena Heloise – Liana Zilber Vivekananda
  • Genitura – Valter Cardoso
  • O Últimos Presente de Yule – Vagner Abreu
  • A Batalha Antes do Natal – Henrique Duarte
  • Rei Azevinho – Kurousagi Yoyakin
  • Noite de Natal para Castigar – Evan Klug
  • Aventura de Natal – Patrícia Dias
  • Natal Restaurador – Roberto Minadeo
  • O Castelo de Joulupukki – Cristiano Konno
  • Krampusnacht – Lu Evans
  • Alaha – Lu Evans
  • APP PN – Ale Dossena
Sob As Luzes de Yule – “Os Culpados”

Sob As Luzes de Yule está disponível em formato e-book para compra no site da Amazon. Para adquirir o seu basta clicar aqui.

Publicado por Evan Klug

Escritor, Redator, Roteirista, Produtor de Conteúdo para Web e Analista de Qualidade. Amante da literatura, super-heróis, boa comida e o bom e velho rock n' Roll.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: