Instituto Pegaí Leitura Grátis – A iniciativa que pode mudar o Brasil

Instituto Pegaí Leitura Grátis – O Brasil que dá certo no interior do Paraná.

Livros sem leitores, leitores sem livros. Indivíduos ávidos em viajar por novos mundos, novas vidas, novas tramas ao mesmo tempo que há livros empoeirados em grandes prateleiras, abandonados em um canto escuro da casa, prendendo em si mesmos uma infinidade de possibilidades. Como promover o encontro de leitores e livros? Ao que parece esta resolução é óbvia e simples, pelo menos, na teoria. Na prática as coisas são um pouco mais complexas, por um ou outro motivo esse encontro não acontece na forma ou na quantidade que deveria. Promover este encontro se tornou o sonho do professor universitário Idomar Augusto Cerutti.

Com uma ideia na cabeça e o apoio da família e alguns amigos, Idomar arrecadou livros ociosos nas casas de amigos e parentes e com pouco mais de uma centena de livros montou uma estante e levou-a a um evento na cidade de Ponta Grossa – PR, onde reside. Em poucas horas os livros abandonados encontraram novos leitores. Mas, como fazer com que estes livros agora, não apenas trocassem de prateleiras e permanecessem sem uso?

Foi da necessidade em resolver esta questão que nasceu o Instituto Pegaí Leitura Grátis. Um grupo de amigos e pessoas que compartilhavam do mesmo desejo de Idomar começaram a arrecadar, etiquetar e a disponibilizar os livros em espaços públicos da cidade. Assim o sonho de um homem tornou-se o sonho de dezenas de pessoas que passaram a colaborar com o projeto.

“Criamos o Pegaí e fomos logo explicando seu funcionamento”, revela Cerutti. Qualquer pessoa pode pegar um livro, a sua escolha, sem qualquer tipo de cadastro, ler a seu tempo, e devolvê-lo em uma das caixas de coleta. Simples assim.

Pegaí – Estante

De 2013 para cá, o Pegaí, cresceu bastante. A média de 1,6 mil livros mensais arrecadados entre pessoas e empresa passou para mais de 6 mil livros por mês. O projeto se espalhou geograficamente também e suas fronteiras se alargaram para vários outros municípios do Paraná. Foi dada a preferência para pequenos municípios, para que novas oportunidades de democratização da leitura fossem alcançadas.

E o sonho do professor universitário não parou por aí, o Instituto abriu novas possibilidades e em 2015, a impressão de livros (em domínio público ou com autorização de seus autores) a baixo custo para disponibilização nas estantes teve início.

Após publicar dois livros, com autorização de suas editoras e autores, o Instituto Pegaí Leitura Grátis montou um Comitê Editorial para análise de obras. “As pessoas que tem interesse em ver seu livro publicado com a ‘marca’ Pegaí, e, portanto, sem fins lucrativos, nos mandam seus exemplares originais”, conta o coordenador do Instituto. Os livros com análise positiva podem fazer parte do rol dos livros que preenchem as estantes do Pegaí Leitura Grátis. Desta forma, o Instituto passou a incentivar tanto a leitura quanto a escrita.

Está bom para vocês? Os mais de 100 colaboradores voluntários do projeto queriam mais. Então, ainda em 2015 foi firmada uma parceria do Instituto Pegaí com o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). Além de disponibilizar estantes de leitura dentro de ambientes prisionais, os detentos interessados puderam capacitar-se como restauradores, com profissionais qualificados, e ali mesmo, começarem o trabalho de restauração de livros danificados. Assim pessoas e livros ganhavam uma nova oportunidade. Além de aprender uma nova profissão, os agora restauradores, diminuem um dia de pena em troca de três de serviço. Estava criado o Hospital de Livros do Instituto Pegaí.

Pegaí – Hospital de Livros

Gostou do projeto? Quer ajudar? Existem vários pontos de coleta para doação de livros espalhados pelo Paraná, inclusive na capital, Curitiba. Quer ser um colaborador? É de outro estado e quer participar? Entre no site do Instituto Pegaí, clicando aqui, e veja como você pode ajudar. Afinal, é sempre bom ver e participar de ações que nos enchem de esperança e mostram que o Brasil pode dar certo.

Pegaí – Voluntários

Parabéns ao Instituto Pegaí Leitura Grátis e seus colaboradores!

Um grande abraço do À Espreita.

Publicado por Evan Klug

Escritor, Redator, Roteirista, Produtor de Conteúdo para Web e Analista de Qualidade. Amante da literatura, super-heróis, boa comida e o bom e velho rock n' Roll.

2 comentários em “Instituto Pegaí Leitura Grátis – A iniciativa que pode mudar o Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: